sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FÉ E DIZIMO
O que é fé?
Hebreus11;1  Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Muita gente é igual Tomé, que ver primeiro, para crer. Mas, tem que crer primeiro e ver depois.
A fé e a certeza de tudo aquilo que não se pode ver! fé é a firme convicção de que algo é verdade, mesmo que não tenhamos provas concretas.Ter fé é isso, é confiar e não temer que o contrário possa acontecer. Fé é algo que a ciência tenta mas nunca conseguiu, nem vai conseguir explicar.
fé significa compromisso numa relação com Deus,fidelidade!
A irmã vai na loja comprar uma roupa ou um sapato,entrega o cartão de credito
ao vendedor,ai fica dizendo consigo mesma:Eu tenho fé que meu cartão vai passar.Ela não está com fé está é com medo.

Muitos crêem que Deus só opera em coisas impossíveis, outros limitam o poder de Deus, acreditando que há coisas que ninguém mais pode dar jeito. Há os que limitam e há os que simplesmente não crêem. Por isso há desafios a nossa fé. Por causa da incredulidade
David tinha muitos inimigos,mais a fé dele em deus era grande ele vencia seus inimigos pela fé,
Tinha a mulher do fluxo de sangue que se arrastou pela multidão só para tocar em Jesus e foi curada pela fé.
e Jó era rico tinha boa família e  sua fé foi testada ,Diante de tantas provações e dor, Jó nos revela a fonte da sua força: ele sabia que o Deus que ele servia podia todas as coisas. O poder de Deus não está limitado a esta vida.
DIZÍMO
Dízimo: A décima parte
Gen 14:20 -      E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Dízimo: é devolver a Deus , com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que  Ele próprio nos dá, como primícias da nossa renda Quer dizer que  toda vez que Deus nos dá, nós separamos "as primícias", a parte consagrada a ele, e fazemos a devolução. Se a nossa renda é a colheita, nós daremos o nosso Dízimo quando realizarmos a nossa colheita no campo Se a nossa renda é o nosso salário, devolvemos nosso Dízimo como primeiro gesto de gratidão a Deus, logo que recebemos o nosso salário. Se a nossa renda for fruto da venda de algum bem, daremos o Dízimo da nossa renda ao receber o que ganhamos com a venda daquele bem.
Podemos afirmar que dízimo e fé caminham juntos.
Por que o dizimo é uma expressão de fé?
Porque se tenho fé devolvo o dizimo e acredito na Palavra de Deus. Seria contraditório dizer que creio na Palavra de Deus e não acredito no dizimo. Por isso podemos afirmar que dizimo e fé caminham juntos e são inseparáveis. Quem tem fé devolve o dizimo. Quem não tem fé não devolve.

Na Bíblia vemos que o primeiro a dar o dízimo foi Abraão
Quando o apresentou ao sacerdote Melquisedeque.  e posteriormente foi instituído como lei ao povo.
Melquisedeque recebeu o dízimo de Abraão pela fé, e não por lei, uma vez que ainda não existia lei. Abraão ouviu de Deus e deu o dízimo pela fé em Deus. Abraão é chamado por Deus de Pai da Fé.
Quando você entrega o dízimo, você entrega a Deus a sua fidelidade e a sua fé. Ninguém entrega dízimos se não tiver fé nem for fiel. Quem não tem fé e não é fiel também não é dizimista. Porque na hora que recebe o salário, não quer entregar o dízimo ao valor correspondente, porque não crê na fidelidade de Deus. Até diz que crê, mas não crê, porque não prova em fé e fidelidade. quantas pessoas estão na Igreja há longos anos e não conseguem ser dizimistas! Dízimo é questão de fé, de que você cumprirá um princípio e a fé e a fidelidade irão supri-lo e, como resultado disso, virá uma carga de bênçãos sobre  a sua vida.Todos aqueles que se tornam dizimistas fiéis, tornam-se pessoas, discípulos, líderes de fé. Está escrito que Abraão se tornou o patriarca da fé depois que dizimou. Então, a fé não é apelido, é princípio.

Malaquias 3:10-Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

1- Não devemos esperar carros, casas, conta gorda no Banco, etc. só porque estamos dizimando ou ofertando... O nosso Deus nos dá o que precisamos e não o que queremos...

2 – Se não dizimarmos e não ofertarmos, como as Igrejas farão as obras? Quem pagará o custo da manutenção da Igreja,como água luz e cadeiras, instrumentos? os políticos? O governo?Muita gente pensa que o governo ajuda as igrejas;ledo engano,igreja não dá lucro e se não dá lucro não serve para o governo.
Isso cabe à nos membros da igreja,por que ela é como se fosse nossa casa,você não gosta de ter sua casa bonita e confortável?
Por que 10%?
Precisamos entender que Deus tem uma visão ampla;divina,Deus  determinou o dízimo (10%) como um critério de referência mínima, por causa da dureza de nossos corações, pois antes disso Ele nos diz que a Ele tudo pertence (Sl 24.1) Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. e que a nós compete a responsabilidade e o privilégio de sermos mordomos de tudo o que temos e somos.
Muitos dão o dízimo como se fosse uma “mensalidade  (e a grande maioria nem isso faz)e tem outros que só por que dão o dízimo querem mandar;querem ser donos da igreja;a esses eu digo que  igreja não é clube onde você paga mensalidade e acha que pode fazer o que quizer.A igreja não é sua,a igreja não é minha a igreja é de Deus.
Muitos vêem o dizimo como uma obrigação, porém o dizimo não deve ser visto como uma obrigação e muito menos deve ser dado por interesse.
vou dar exemplo por que Deus instituiu os 10% :
Vamos supor que o irmão A de 10%, ai pergunta para o irmão B quanto vc dá de dizimo? Ai o irmão B responde: dou 5% ,ué dou 10%, vamos perguntar para o irmão C quanto ele dá; ai o irmão C fala: eu dou 2%, ai o irmão D fala que só dá 1%;pronto, ai já virou bagunça.daqui a pouco ninguem vai querer dar mais nada.Ai um dia vai chegar os irmãos na igreja e vai ter um cartaz pregado na porta dizendo assim: cultos só as domingos as 12:00 horas por falta de luz,ai chega domingo vem os irmãos para a igreja,entra,senta e sente muito calor e pede para ligar o ar condicionado ou o ventilador,mais não pode por que a ligth cortou a luz por falta de pagamento,pede um copo d’agua mais não tem água por que a cedae cortou a água por falta de pagamento,o outro reclama por que o banco esta quebrado, ai um irmão fala pro outro:vamos pra outra igreja ,que essa aqui ta muito ruim,mas como noticia ruim se espalha logo, se os irmãos da outra igreja tiverem a mesma concepção que voce teve,a igreja x deve estar igual ou pior que a sua,isso se ela ainda existir.Aí o diabo agradece e bate palmas,pois é isso que ele quer.
Por isso Deus instituiu os 10%
A viúva que depositou duas moedinhas na arca do tesouro, e que recebeu elogio de Jesus, estava ofertando e não dizimando.Não devemos misturar as coisas, dízimo é uma coisa oferta é outra
2co 9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
O dízimo é um teste de fé em que muitos têm sido reprovados. E são muitas as desculpas .
Vamos falar as desculpas mais freqüentes:

1ª-Deus não precisa de dinheiro!  (Ag 2:8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.). Ele não apenas não precisa de dinheiro como não precisa de homem algum para servi-lo. Tudo faz parte do Seu treinamento em nossa vida. Pela graça você foi feito servo, ajudante de Deus.

2ª-Ganho pouco, e sou pobre! Deus não quer muito, só quer 10% de tudo que ele lhe dá

3ª- Não dou dízimo mas dou ofertas: como já foi dito, dizimo é uma coisa oferta é outra

4ª- Não vou encher a barriga de pastor! Tem compreender que os dízimos não são para os pastores, é para  casa de deus, - Conta de luz, - Conta de água, - Gastos com os acentos, - Pintura da igreja anualmente, -- Sextas básicas aos mais pobres, apoio as gestantes- Construção de novas igrejas,posso afirmar com toda certeza que uma igreja do nosso porte não tem uma despesa de menos de R$ 6,000,000 (seis mil reais por mês) e quando as contas ficam no vermelho( o dinheiro  não dá para pagar as contas do mês) alguém se sacrifica para completar.
Obs: Isso se a igreja não pagar aluguel
Esses são os  crentes zumbis. Aquele que já estão mortos espiritualmente, mas pensam que estão vivos.
Tem pessoas que não se firmam na igreja para não dar o dízimo.
Ai acontece isso:
Trabalho,trabalho e meu dinheiro não dá para nada.
Puxa vida,perdi 100,00.
Não sei onde coloquei o dinheiro.
Eu tinha quase certeza que tinha mais dinheiro.

.Em Joel 1.4, O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Esses são os gafanhotos;cortador,migrador,devorador e destruidor.

Conversando com uma garota de uma certa igreja,perguntei a ela se ela dava o dizimo corretamente,e ela me respondeu que antes dava,mas como vai casar, ela esta comprando as coisas do enxoval e não está sobrando dinheiro,para o dizimo. Eu disse para ela se ela estivesse dando o dízimo corretamente Deus a ia recompensar; ele me  respondeu que não sabia quando Deus a recompensaria e que não podia esperar.Ela não tem fé,pois se tivesse fé o enxoval já estava todo comprado, já estaria casada  e já estava na sua casa junto com seu esposo.
Outro irmão disse que primeiro pagava as contas se não sobrasse dinheiro ele dava o dízimo no próximo mês;não vai dar nada,quem não dá 50,00 não dá 100,00
O irmão vai no restaurante e sabe que é obrigado a dar 10% de sua despesa para o garçom,ele não reclama,entra come,bebe,no final pede a conta,ai vem a conta 200,00 mais 20,00 de gorjeta para  o garçom,entrega o cartão de crédito para o garçom,ai fica dizendo eu tenho fé que o cartão vai passar,ou passa ou ele passa vergonha,daqui a pouco vem o papel para ele assinar,ele diz :graças a Deus passou,sai satisfeito dizendo: glória Deus comi muito valeu a pena,se Deus quiser mês que vem estou aqui de novo; ai diz obrigado senhor,muito obrigado, quando recebe o salário do mes,nem se lembra de Deus, Deus nem existe.nem lembra do dízimo.Por isso que o dizimo e um ato de fé, é confiança em Deus,fidelidade à Deus.
1 Co 2.14  “O homem natural não aceita as cousas do Espírito... pois lhe é loucura; e jamais pode entendê-las.”
Era a respeito desses que dão desculpas  que Paulo escrevia, são homens que ainda não entregaram verdadeiramente suas vidas nas mãos do Senhor, vivem uma vida normal, natural e não conseguem enxergar com os olhos do Espírito a vontade de Deus para a vida de seus escolhidos.
em Lc 14.33 Jesus literalmente afirma Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Quando renunciamos a princípios, pensamentos, finanças, conhecimento, sabedoria e até a razão; nos tornamos “barro na mão do Oleiro” e somos reconstruídos com as qualidades comuns a Cristo. Estas “novas criaturas” são tomadas pelo Espírito Santo e as “coisas espirituais” afloram em atos e ações.Seremos vasos abertos e prontos para serem cheios. Quando isto acontece, os questionamentos deixam de existir, pois o que importa verdadeiramente é obedecer, fazer a vontade do Pai.Em relação aos Dízimos, esta deve ser a posição do Servo, entregar o que é devido, deixando em segundo plano a preocupação com o destino que será dado a este dinheiro.

(Mt 23.23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas
Na conversa com os fariseus, Jesus fala do escrúpulo deles em dizimar até as menores coisas, esquecendo-se do mais importante, que era a prática da misericórdia e da fé. Insiste com eles para que continuem a praticar o dízimo, mas dêem atenção devida as obrigações morais. Vemos que o Senhor Jesus Cristo nunca falou contra o dízimo, pelo contrário, Ele mesmo incentivou a prática dele quando censurava os hipócritas escribas e fariseus:
O Dízimo é bíblico e deve ser assumido como expressão de fé, não como pagamento ou  uma taxa.
Agora  eu pergunto: como está sua fé?
.
Quem não vive com 90% também não vive com 100%
Deus é dono de tudo que existe no universo,ele te deu uma terra para você cuidar,ele te fornece tudo:ferramentas,sementes,água e etc... tudo que você colher da terra que ele te deu, ele só pede 10%, somente 10%!será que ele esta pedindo demais? Pense nisso.












0 comentários: